sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Será que dá para confiar na sorte? A foto diferente no mesmo lugar.

Sabendo que haveria um dia de sol (não, hoje não é esse dia!), me preparei para ir a um lugar que adoro ir, ir e ir de novo: o Jardim Botânico de São Paulo . Claro que peguei minha câmera para leva-la comigo, pois o Jardim Botânico é um local onde me sinto muito a vontade para fotografar. Contudo, o mais curioso é que sempre vou a este mesmo local com a esperança de que HOJE vou conseguir uma foto incrível! E foi lembrando disso é que me perguntei: como tirar fotos boas (e novas) indo sempre ao mesmo lugar?

Dúvida no ar, surgiram alguns pontos interessantes para discutirmos:

1. O gosto por fotografar um dado assunto: Não sei dizer quantas vezes estive no Jardim Botânico. Não sei dizer quantas vezes olhei para as mesmas plantas e as mesmas flores. O fato é que cada vez que vou lá, tudo parece novo. Não novo de idade, mas novo de espírito e energia. Creio que isto me motiva a fotografar mais e mais as mesmas coisas. E sabem de uma coisa? Fotografar as mesmas coisas leva a fotos melhores, pois geralmente se aprende com os erros (pelo menos se espera que aprenda).  Como é possível perceber abaixo, eu gosto de fotografar flores. Todas as imagens abaixo foram feitas em dias distintos no Jardim Botânico. O que aprendi? Muito, mas principalmente: a) vá em um dia sem vento; b) leve seu tripé; c) vá cedo para pegar orvalho d) Chegue perto, flores não mordem e) compre uma lente macro (isso eu ainda não fiz)

 
2. Conheça o lugar: Quando você volta a um lugar por diversas vezes, é possível que comece a dominar alguns de seus segredos: onde venta menos, onde a luz é mais bonita, onde fotografar quando o sol está forte, etc, etc, etc. Talvez venha até a conhecer algum segredo que o lugar guarde só para você.


Esta foto acima é um exemplo sobre como é importante se familiarizar com o lugar. O Jardim Botânico possui um lago chamado Lago das Ninféias onde existem centenas de flores como esta acima, as Ninféias. Contudo, estas florezinhas são muito tímidas e só se abrem de manhã bem cedo, fenecendo logo após o calor do sol tomar conta do lugar. A primeira vez que fui, me apaixonei! Mas resolvi dar uma volta no lago antes, para buscar um angulo melhor e lá se foram embora as flores...tive que voltar outro dia, mais cedo!

 
Já este lindo sombreado vive escondido atrás de uma escadaria, em um local onde ninguém vai, talvez por ser ingreme, talvez por não ter nenhum atrativo aparente. Eu fui por acaso...já havia percorrido todo o parque...logo, esta é uma imagem do acaso.

3. Você quer fotografar ou tirar cópias? Quem nunca teve a sensação de ir a um local e tirar as mesmas fotos sempre? Tenha algo em mente: certos ângulos já foram extensivamente fotografados por você mesmo! Por que não tentar algo diferente?  Não tem risco nenhum, afinal as fotos que você estava tentando tirar já foram, por você mesmo, tiradas anteriormente...


Estas fotos, por exemplo, só surgiram porque eu me obriguei a abandonar os lírios e bocas de leão, exaustivamente fotografados a cada incursão ao Jardim Botânico. Ao entrar na mata, me deparei uma linda folha nascendo e com outra linda folha morrendo...
Pense como o Monty Phyton : "And Now for Something Completely Different"
 
4. Seja uma pessoa culta sobre o local. Uma coisa interessante a fazer é pesquisar sobre as fotografias já feitas por outras pessoas no mesmo lugar. No Jardim Botânico, por exemplo, esta foto abaixo é uma das mais populares
 

Claro que é interessante fotografar aquilo que nos interessa, mas certamente existe muito material disponível para nos interessar e que não tenha sido alvo exaustivo de todas as pessoas que já foram ao local: é como trazer fotos do Empire State após sua viagem a NY - todo mundo já viu e conhece. As fotos abaixo são menos comuns e podem ser igualmente interessantes.

5. Se planeje e seja paciente! Não adianta buscar ter uma linda foto com tons dourados do amanhecer se você não consegue estar no local ao amanhecer...o mesmo vale para o por-do-sol: as melhores fotos surgem de quem se posicionou antes, se preparou, montou o tripé e teve paciência para esperar o melhor momento. Se você estiver com sua família, crie algo para entrete-los enquanto você fotografa. Não deixe que alguém o apresse ou o desconcentre. E se alguém reclamar, pendure todo o material fotográfico na pessoa e a tranforme em um Sherpa!

Bom feriado e boas fotografias!

Um comentário: