segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Fotografando: Arizona - parte 1

Após uma nada breve ausência, estou de volta. Ganhar dinheiro faz parte da vida e isso, as vezes, afeta o andar do blog. Hoje, ao invés de falar sobre técnica fotográfica, vou escrever um pouco sobre uma de minhas incursões fotográficas: o Arizona. Mas antes de discorrer sobre o tópico em si, quero marcar dois pontos importantes relacionados a viagem:

1. Equipamento: É importante ter uma boa câmera, com milhares de megapixeis, lentes maravilhosas, filtros e 15 sherpas para carregar todo o equipamento? Sim, é a resposta ideal! Se você tiver um equipamento adequado as situações para onde você vai, isto é excelente e um imenso apoio ao seu processo fotográfico. Eu não tinha este equipamento nesta viagem, muito pelo contrário: contava com uma pequena Nikon D50, com míseros 6 megapixeis e apenas um filtro UV! Parece pouco (e era!), mas como eu não estava tirando fotos para outdoors nem para a National Geographic, tudo bem...

2. Preparação antes da viagem: não perca o seu tempo! Tenha um mapa, monte seu roteiro antes de viajar! Veja as fotos que outros já tiraram no local, leia a história da cidade, prepare-se! E, apenas como comentário, os EUA não são apenas Disneylandia e Nova Iorque! Há uma infinidade de locais a serem descobertos por nós!

A viagem

Realizando um sonho antigo, montei um roteiro que incluisse o Grand Canyon, mas que também contemplasse a famosa Route 66 e o delicioso Haunted Hamburger em Jerome.  Busquei ajuda em sites como o Trip Advisor e o Lonely Planet  para construir o percurso, o qual resultou em 1600 KM de pura diversão.



Phoenix a Flagstaff
Aluguei um carro ao chegar em Phoenix, pois isso me garantiria acesso as estradas e trilhas, lembrando que a grande diferença entre um Land Rover e um carro alugado é que existem lugares onde você tão teria coragem de ir com seu Land Rover...
Carro alugado, fiz uma breve passagem pela praça central da cidade, onde pude ver um monumento ao cidadão desbravador, quem ajudou a construir o Arizona. O céu estava lindo e aproveitei para pegar os relances de cor existentes neste por-do-sol.


Seguindo o caminho pela US60, fui costeando as Pinal Mountains e a floresta nacional Tonto. Uma das grandes surpresas do caminho foi a serra existente proximo a Miami. Ué, Miami não era uma cidade de praia? Sim, mas descobri que existe outra Miami, bem menor, encravada no miolo do Arizona.

Diferente de sua homônima praiana, esta Miami possui menos de 2000 habitantes e cerca de 2.5 kilometros quadrados de área. E nesta serra, entre Miami e Show Low, pude encontrar imagens fantásticas, como a ponte abaixo sobre Pinto Creek, que parecia retirada do século retrasado diretamente para nosso dia a dia.





Flores também faziam parte da paisagem, no caminho entre Miami e Show Low.



Em um dado momento, inseri  o carro alugado em algo que nunca imaginava existir no desenvolvido Estados Unidos: estrada de terra! Tive o prazer de guiar por mais de 50 km em uma estrada sem asfalto, chamada por eles de " Estrada de Serviço" , pois elas permitem aos guardas atingir o interior de parques e reservas. A sensação foi fantástica, pois o local era inteiramente deserto. Pude estacionar o carro próximo a um pequeno brejo, o qual me rendeu algumas imagens e algumas picadas de insetos.



Após algumas brigas com o GPS, que exibia grande dificuldade de encontrar o caminho correto naquele fim de mundo, pude retomar a estrada principal em direção a Flagstaff



E após longas horas de viagem, encontrei  Flagstaff; A cidade data de 1871 e é uma fiel representante das cidades fundadas pelos migrandes do Leste, que vinham ao Oeste em busca do ouro e felicidade. Cheia de edifícios novos e antigos que relembram o Wild West, Flagstaff é a base para quem busca conhecer o Grand Canyon e a Route 66.


Um abraço e boas fotografias.